sexta-feira, 1 de maio de 2015

Desenvolvimento Android: Activities

Desculpem pela demora, pois ando meio atarefado com as obrigações escolares...

Como faço para interagir com o usuário?
Se você já conhece um pouco de programação sabe que na maioria das linguagens, principalmente as fortemente tipadas, que todo programa ao iniciar executa inicialmente o método “Main”, também chamada de principal. No Android encontramos uma variação, que recebe o nome de “Activity” ou “Atividade” em português, que funcionam como uma espécie de tela, para estabelecer uma comunicação entre a sua aplicação e o usuário.
Janela a ser construída para esse tutorial.
Como eu uso uma “Activity”?
Para isso precisamos criar uma classe fazer com que a mesma “extenda” da classe “Activity” do Android. Com isso poderemos trabalhar com os ciclos de vida de uma atividade, que são executados através de métodos, conforme o usuário interage com essa atividade. Temos o primeiro ciclo, chamado de “onCreate” que permite o programador especificar ações a serem feitas ao iniciar uma nova atividade, depois temos o ciclo “onStart” que seria as ações a serem tomada quando a atividade aparece disponível par o usuário, após ser carregado pelo sistema operacional. O “onResume” quando uma atividade é minimizada, mais ainda pode executar ações, “onPause” quando a atividade é minimizada mais não pode executar ações, geralmente ocorre quando uma atividade se encontra sobre outra, e “onStop” quando a atividade é posta em espera e “onRestart” para iniciar a atividade novamente. E finalmente o “onDestroy” que é executado quando a atividade é encerrada.


Método “onCreate” com a definição do
 layout a ser utilizado pela atividade.
Agora iremos criar um layout linear simples contendo, um texto na tela, uma área para entrada de texto e um botão para executar nossas ações. Iremos obter o texto digitado pelo usuário e mostrá-lo na tela entre aspas, como uma espécie de citação.


Arquivo de layout da aplicação.
Precisamos também definir qual será a primeira atividade a ser chamada em nosso programa, para isso acessamos o arquivo “Android Manifest”. Colocamos o nome da nossa classe, um nome para a atividade, e os atributos “MAIN” e “LAUNCHER” por definição.
Arquivo “Android Manifest” com alterações.
Para programar esses “widgets” precisamos cria-los na nossa classe, ou melhor, recuperá-los de um arquivo XML, para fazer isso declaramos nossos objetos e utilizamos a função “findViewById” que irar recupera um objeto do tipo “View” pelo seu “id”, neste caso, aquele que definimos no layout. Acessando-o pela classe R (Resources) do nosso projeto, que irar adicionar os ids dos layouts da nossa aplicação um identificador numérico para diferencia-los automaticamente. E finalizamos com um “cast” para transforma o objeto do tipo “View” no tipo desejado.

Recuperação dos elementos do arquivo de layouts.
Agora iremos set um “listener” para o botão através do método “setOnClickListener” com o auxílio da interface “OnClickListener” dentro do escopo “onClick” colocamos a ações que serão tomadas quando o usuário pressionar o botão. Neste caso obtemos o texto do “EditText” através da função “getText” e convertemos o resultado para o tipo “string”, em seguida definimos o texto do “TextView” para o texto obtido entre aspas com o auxílio dos caracteres de escape.
Método “listener” do botão da atividade.

Agora podemos ver os resultados dos nossos esforços...
Resultado final após adição da programação.
Na próxima postagem vermos como criar layouts para “widgets” e aprender a abrir outras “Activities” através de “Intents”. Para mais informações sobre “Activities” acesso o material de referência do android no link abaixo: